-
Arquitetos: Tudor Vlāsceanu Architect
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura tem o poder de definir a maneira como entendemos e nos relacionamos com o nosso entorno. A forma construída gera um mundo em si e a cada vez instala um novo sistema de referência que nos permite extrair, dar sentido e experimentar fragmentos de nossa realidade.
Este pavilhão está localizado no centro do jardim COAR, em La Rioja, Espanha, preenchendo o espaço vazio com um volume incomum. De longe, o objeto escuro maciço, quase opaco, quase simétrico, é independente. É um objeto ideal. Seu caráter é imperturbável e misterioso.
Internamente, uma nova dimensão é revelada. O espaço é definido por quatro grandes planos que se inclinam uns sobre os outros. A estrutura ajuda nesse frágil equilíbrio. O interior parece comprimido pelo exterior. Sente-se um ato de resistência, do qual emerge o espaço e, com ele, uma leitura diferente da realidade.
O espaço abre-se apenas para as quatro palmeiras e para o céu. Esses fragmentos vivos de contexto são tecidos juntos, essencialmente informando a experiência do espaço interior. Enquanto internamente o objeto é autoexplicativo, dele surge um novo exterior abstrato que aguça a imaginação.
Como exceção deliberada, o único elemento que rompe esse dispositivo autorreferencial é o semicírculo que se abre para o norte. Esta janela segue um vocabulário formal diferente, ressoando para uma ordem contrastante, embora superior ou não necessariamente conhecida.